Transforma Música

SOBRE

A música é uma das maiores ferramentas da expressão humana. É através dela que trilhamos nossas vidas, nos emocionamos em shows ao vivo e damos o tom dos nossos amores e desilusões. E ela é, por essência, plural. Mas, o que acontece quando as instituições mercadológicas intencionalmente excluem uma comunidade inteira de artistas para privilegiar representações heterocentradas? 

 

Perdemos uma grande possibilidade de articulação de novas linguagens, exploração de corporeidades mais diversas e inclusivas e a criação de afetos dissidentes. 

 

Criado por Ali Prando, filósofo e artista queer, e Gustavo Koch, gestor e curador artístico, Transforma Música surge e acontece em um período onde o Brasil acena para se tornar novamente uma potência mundial em diferentes campos, depois de passar por tempos onde a homolesbotransbifobia foi usada como bandeira de um governo necropolítico. 

 

Mais do que um festival, este projeto aparece como uma oportunidade de rediscutir o mercado musical brasileiro sob a ótica de pessoas LGBTQIAP+, que têm em suas éticas e estéticas rotas de fuga para além da normatividade. Assim, com urgência, o evento se propõe a pensar a realidade do mercado para esta parcela da população, ao mesmo tempo em que busca entender e impulsionar as potências dos artistas transviados e dissidentes brasileiros. 

 

Como podemos criar e inovar esteticamente para além das linguagens já estabelecidas? Como circular nossas obras em um mercado que cria tentáculos cada vez mais afiados para nos repelir?

 

A resposta para essas e outras questões surgirão ao longo da programação do Transforma Música, que reúne artistas, profissionais e outros agentes amplamente reconhecidos por seus trabalhos e contribuições com o ecossistema da música. 

 

Vamos discutir a importância da representação na indústria musical, as barreiras que os jovens artistas LGBTQIAP+ independentes enfrentam ao tentar ingressar no mercado e como superá-las. Também pensaremos como a música pode ser uma forma de ativismo e como ela pode ser usada para criar mudanças sociais incisivas. E com as apresentações musicais, vamos celebrar os diversos talentos das nossas cenas, que resistem desde os tempos de Madame Satã, Secos & Molhados e Claudia Wonder.

 

Esta é a primeira iniciativa dedicada a pensar o mercado musical para nós, pessoas LGBTQIAP+. E este é um convite para você se aventurar conosco nessa jornada.


Transforma Música acontece entre os dias 9 e 23 de junho de 2023 no Centro Cultural Olido, em São Paulo (SP). O projeto foi viabilizado por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e conta com os apoios da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e dos sites Escutai e Hits Perdidos. A produção é de Koch Management e Lôca do Play Discos.


Confira a programação e não deixe de participar. Todas as atividades são gratuitas!


São Paulo, 17 de maio de 2023


Ali Prando & Gustavo Koch